Tudo tem seu ciclo, alguns são longos, outros extremamente rápidos, o ciclo inicia-se no plantio, até o ponto da germinação é um processo crucial, pois a semente pode ou não germinar, mas o que definirá se o fluxo seguirá em frente?
As necessidades básicas precisam ser atendidas, no caso do Girassol, solo fértil, água e sol, se algum desses lhe for negado ou oferecido em quantidade inadequada pode ser o fim, porém mesmo com todos os insumos corretos e em quantidades adequadas não significa que a germinação ocorrerá imediatamente, ela tem seu tempo para se concretizar. Mas como saber se está tudo OK, em processo de germinação ou se aquela semente foi perdida e não germinará mais?
É simples, não dá para saber!
Exatamente, você continua regando e iluminando mesmo sem ter idéia se o final será o esperado. Após passado o tempo “previsto” e nada ocorreu você pode presumir que algo falhou, nesse caso é necessário rever e analisar onde foi a falha, a partir disso você pode decidir plantar novamente realizando as correções necessárias a partir da experiência que adquiriu com o "fracasso", se realmente for seu desejo ver um Girassol brotando ou desistir.
A germinação é uma fase linda, praticamente mágica, você vê aquela semente superando todas as expectativas e brotando, ela vem com tanta força, empurrando tudo que está no seu caminho para que possa crescer.
Depois de brotar é necessário se fortalecer, trabalhar muito para gerar raízes fortes e profundas, esse trabalho não é visto por ninguém, mas sem ele não é possível sustentar tudo que está por vir, ao mesmo tempo é preciso crescer, não se pode parar no estágio de um pequeno broto por muito tempo, o esforço é subterrâneo e aéreo ao mesmo tempo, numa sincronia perfeita.
O crescimento é acelerado e contínuo, todas as forças do Girassol são revertidas para sua evolução, lembrando que os insumos continuam sendo vitais, não lhe pode ser negado, sol, água e solo, o Girassol só tem a opção de crescer até a sua morte, ele não pode escolher parar e aguardar.
Atingindo seu tamanho ele foca em outro processo, gerar seu maravilhoso botão com diversas sementes, a sua plenitude é magnífica, porém curta, portanto é bom aproveitar todo seu esplendor porque em pouco tempo não existirá mais.
Mesmo antes de partir o Girassol nos presenteia mais uma vez, aos olhos dos desatentos ele parece estar morto, porém ainda vive e está perto de liberar muitas sementes para que esse ciclo maravilhoso recomece.
#girassol#ciclodavida#écadacontoqueelaconta
Comments